O que é Citologia?
Citologia é o estudo das células e suas funções, considerando sua importância na constituição dos seres vivos. Também conhecida como biologia celular, é o estudo que busca compreender o ciclo de vida destes seres, além dos seus reflexos no funcionamento de diferentes meios.
Ela só foi possível após o desenvolvimento de técnicas de microscopia óptica, onde foi possível observar as células. A necessidade de saber mais sobre as células causou o avanço de tecnologias como o microscópio eletrônico e suas técnicas.
Em 1665, o biólogo e físico inglês Robert Hooke observou uma estrutura celular pela primeira vez, sendo o primeiro estudioso a perceber as características da célula vegetal. O nome “célula” também foi escolhido por ele, que se originou do latim celulla, diminutivo de cella, expressão que pode ser traduzida para o português como “pequeno compartimento”.
A segunda grande descoberta no ramo foi do microscopista holandês, Antoni van Leeuwenhoek, responsável pelo primeiro registro das células livres.
Anos mais tarde, foi a vez do botânico e físico escocês Robert Brown fazer sua contribuição.
Em 1833, ele descobriu a estrutura que foi nomeada como núcleo celular.
A época também foi marcada pelas ideias do botânico alemão Matthias Schleiden, o primeiro a afirmar que todos os vegetais são constituídos por células.
No ano seguinte, o fisiologista Theodor Schwann estendeu a ideia de Schleiden e defendeu que os organismos animais também são inteiramente constituídos por células.
A cada nova descoberta há o desenvolvimento de uma nova tecnologia, que aprimora ainda mais as ferramentas de estudo desses pequenos organismos.
Por ser um ramo da biologia focado no estudo das estruturas celulares, seus conhecimentos são de grande importância para a compreensão do funcionamento de todos os organismos vivos. A citologia ajuda a identificar e catalogar os seres vivos com maior facilidade, conhecendo no detalhe as unidades fundamentais para a existência e desenvolvimento da vida.
Além disso, seus estudos são indispensáveis no desenvolvimento da medicina, impactando na criação de novos medicamentos e tratamentos, e gerando mais facilidade para a conclusão de diagnósticos.
Por isso, conhecer as células e seus principais elementos estruturais é importante para desvendar ainda mais segredos sobre os seres vivos!